Consultoria Pet: Parece mágica, mas não é!

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Consultoria Pet: Parece mágica, mas não é!

11/07/2017 Gestão Pet 0
Consultoria de Negócios Pet

Você pode tirar sua empresa do vermelho fazendo simples ajustes.

Obter o equilíbrio financeiro de uma empresa e gerar lucro não é tarefa fácil! Muito menos quando se trata de um negócio pet que tem propriedades muito específicas. O resultado financeiro de uma empresa depende da correlação de um número imenso de variáveis.

Conhecendo seu negócio

A gestão de uma pet shop abrange diversas áreas, como venda de produtos (farmácia veterinária, rações, petiscos, acessórios, produtos de higiene e limpeza, etc.) e serviços (estética, atendimento veterinário, hospedagem, etc.). Logo, você está diante de inúmeras oportunidades de modular despesas e receitas e melhorar o resultado final do seu negócio.

Para isso, você precisa dispor dos indicadores para localizar onde pode haver reforma. É muito importante conhecer bem os números do seu negócio. Gerar, correlacionar e interpretar os dados de forma que você seja capaz de descobrir onde há margem para melhorias. Depois faça cálculos experimentais para mensurar o impacto das possíveis mudanças.

A seguir apresentaremos alguns exemplos ilustrativos do efeito causado por pequenas mudanças ao longo de um ano. Mas, lembre-se que só você conhece profundamente seu negócio de modo a ser criativo e enxergar onde há oportunidade de melhoria.

Receita x Despesa: Exemplos Práticos

Partindo da premissa que o resultado de um evento é o produto do valor multiplicado pelo número de repetições desse evento, pode-se dizer que pequenas mudanças no valor de um evento que se repete intensamente na sua rotina é capaz de gerar uma grande alteração no resultado. Além disso, a soma dessas várias alterações produz uma grande transformação no lucro final.

Vamos usar um exemplo bem simples: se você reduzir uma hora extra por dia de apenas um de seus funcionários, você pode gerar uma economia enorme.

O cálculo da hora extra é [(salário/220) x 1,5]. Considerando que o salário desse funcionário é de 2.200,00 e que ele trabalha, em média, 26 dias em um mês, essa economia chega a 4.680,00 em um ano alterando apenas uma variável que provavelmente vai gerar muito pouco impacto negativo no seu negócio, se você for capaz de redimensionar os afazeres desse funcionário ou redistribuir suas atribuições.

A economia pode ser bem maior se essa redução for estendida a outros colaboradores.

Outro exemplo prático seria: considerando que sua pet shop realiza, em média, 15 serviços de estética por dia. O aumento de apenas 1,00 no valor de cada serviço gera um aumento de receita de 4.680,00 por ano.

Agora, se você efetuar as duas medidas descritas acima simultaneamente (redução de despesa e aumento de receita), você será capaz de melhorar seu resultado em 9.360,00 por ano. Perceba que a implementação de apenas duas mudanças mínimas, produz um valor incremental significativo que pode ser usado para: reverter um quadro negativo, quitar um empréstimo, fazer um investimento ou simplesmente colocar no seu bolso.

Prazo de Pagamento x Prazo de Recebimento: Exemplos Práticos

Outro motivo comum de sua empresa estar no vermelho é o comprometimento do fluxo de caixa em função da má gestão de estoque e de prazos. A necessidade de capital de giro é determinada, entre outras coisas, pela relação entre os prazos de pagamento, os prazos de recebimento e o giro do seu estoque.

O desequilíbrio das contas pode se transformar num ciclo vicioso à medida que a necessidade de levantar capital induza o empresário a fazer uso de linhas de crédito com juros altos para captação de recursos para o pagamento das contas, gerando, assim, um desequilíbrio ainda maior.

Ou seja, para a obtenção de um fluxo de caixa sadio deve haver compatibilidade entre os prazos de pagamentos de compra de mercadorias, os prazos de recebimento concedidos aos clientes e o período de tempo que a mercadoria permanece em estoque. Além disso, no ramo pet, a margem de lucro praticada geralmente é baixa, principalmente para a venda de medicamentos e rações, tornando suas finanças ainda mais susceptíveis à esse frágil equilíbrio.

Vamos ao exemplo: se você trabalha com o prazo de 1 mês para pagamento ao fornecedor, o produto leva 1 mês para ser vendido e você concede 2 meses para pagamento parcelado ao seu cliente, você vai ter uma alta necessidade de capital de giro porque você vai pagar a mercadoria antes de receber do seu cliente e sua empresa estará sempre no vermelho.

Sabendo disso, você pode reverter esse quadro alterando uma das três variáveis apresentadas ou, melhor ainda, as três concomitantemente.

Se você fizer uma promoção para reduzir o período de tempo que a mercadoria fica em estoque, negociar com seu fornecedor o prazo de pagamento para 2 meses e restringir ou oferecer vantagem ao cliente estimulando a redução do prazo de pagamento para 1 mês, você consegue equilibrar suas contas. Lembrando que, como efeito colateral, a aceleração do ritmo do giro do estoque leva a redução de perdas, roubos e custos de armazenamento.

Esse exemplo foi baseado na venda de mercadorias, porém essa premissa funciona da mesma forma para a prestação de serviços. Se o custo do serviço prestado é composto pelo custo da mão de obra mais o custo dos insumos, e se você paga mensalmente aos seus banhistas e tosadores pelos serviços executados no mês, você não deveria estender o prazo de pagamento dos clientes, principalmente se a saúde financeira da sua empresa não está das melhores.

Procure fidelizar seu cliente através de outros meios como qualidade do serviço e qualidade do atendimento, ao invés da concessão de longos prazos de pagamento.

Desafio

O maior desafio para o gestor é identificar essas oportunidades e realizar as mudanças necessárias. Mas, deve-se ter cautela pois toda mudança tem risco potencial por isso a análise profunda das possíveis consequências é fundamental para a tomada de decisão.

Por outro lado, a aversão à mudança é um preceito geral na sociedade humana. O empreendedor costuma ser uma pessoa que rejeita esse pensamento.

A grande vantagem na gestão de uma pet shop, como já citado anteriormente, é que envolve uma grande variedade de operações e processos oferecendo, com isso, inúmeras possibilidades de se descobrir oportunidades em que uma simples mudança produza um grande benefício com dano praticamente nulo.

Mão na massa

Como empresário, você deve manter-se permanentemente aberto para novas possibilidades de melhoria buscando soluções criativas para os problemas correntes, ser capaz de montar um planejamento para implementação das mudanças selecionadas e executá-las.

Esteja pronto para obter o reconhecimento e conquistar o sucesso.

Sentindo-se estimulado? Então, mão na massa!

Obrigado por ter lido até aqui!

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