A importância da Análise de Viabilidade no mercado pet

Consultoria especializada em negócios pet

A importância da Análise de Viabilidade no mercado pet

03/01/2022 Gestão Pet 0
analise de viabilidade no mercado pet

Ao ingressar no mercado pet, é essencial a elaboração da Análise de Viabilidade. Pois, não basta ter uma boa ideia, é necessário avaliar quais são os recursos necessários para que tudo tenha êxito. Os desafios são muitos!

Temos certeza de que, ao menos uma vez, você já viu um negócio interessante quebrar. Frequentemente, isso ocorre por falta de planejamento e organização.

Prepare-se para minimizar os riscos do seu projeto e fazer com que ele seja um sucesso! Acompanhe o artigo a seguir até o final. Boa leitura!

 

O que é uma Análise de Viabilidade?

Em primeiro lugar, você precisa entender que a Análise de Viabilidade é uma das etapas mais importantes de um projeto. Então, negligenciá-la é um problema seríssimo! É como se você assumisse grandes riscos e não se preparasse para nenhum deles.

Nesse sentido, a Análise de Viabilidade nada mais é que um estudo do escopo do projeto e de sua exiguidade. Assim, ela avalia se ele está pronto para sair do papel, se tem como prosseguir.  Com isso, fatores como o retorno financeiro, estudo de mercado e aceitação do público são analisados antes do desenvolvimento.

Não tem erro, projetos que se antecipam e seguem a Análise de Viabilidade são mais promissores. Eles se preparam para os riscos e sabem qual estratégia seguir.

 

Análise de Viabilidade Econômica ou Financeira?

Atualmente, dois tipos de Análises de Viabilidade dominam o mercado: a econômica e a financeira. Normalmente, muitos acreditam que elas são a mesma coisa, mas não! Temos algumas diferenças entre ambas. Veja a seguir!

 

Análise Financeira:

Ela é crucial para que um negócio dê o primeiro passo. A Análise de Viabilidade Financeira é a responsável por analisar todo o investimento do projeto. Assim, o cliente começa a entender alguns conceitos, como:

– Lucro;

– Custos;

– Capital de giro;

 – Fluxo de caixa;

– Taxa de retorno.

A partir disso, é possível gerir o negócio de forma eficaz e contínua. A Valor Pet é especializada em Análise Financeira, e pode te ajudar com o assunto.

 

Análise Econômica

A Análise Econômica cuida estrategicamente das oportunidades de melhor desempenho dos negócios, como os investimentos. Além disso, também está sempre analisando o mercado, as suas oportunidades e ameaças.

Infelizmente, diversas empresas negligenciam esse acompanhamento tão importante. Com isso, não se preparam para as tendências ou para os riscos que estão por vir.

 

Afinal, quais são as vantagens da Análise de Viabilidade?

Ao realizar a análise financeira e econômica, você verificará a viabilidade de seu negócio ou projeto. Assim, acaba evitando desperdícios de tempo e dinheiro. Essa é, sem dúvidas, a principal vantagem de realizar uma Análise de Viabilidade. Porém, não para por aí! Confira as outras abaixo:

– Alavancar o negócio de forma mais segura;

– Prevenir perdas financeiras;

– Proporcionar mais segurança nas tomadas de decisões;

– Mensurar o ROI;

– Criar formas de receitas alternativas;

– Ter uma estratégia bem efetiva;

– Identificar fatores de lucro e prejuízo

-Elaborar o modelo de negócio mais adequado

 

Conclusão

Definitivamente, a Análise de Viabilidade é uma grande aliada nos negócios pet. Ela é a base de uma estrutura sólida e duradoura, pois permite a antecipação dos riscos que possam surgir.

Ao negligenciar esse estudo, você acaba assumindo consequências desagradáveis que – nem sempre – conseguirá reverter. Quanto mais você se antecipa e se planeja, mais chances de sucesso terá.

A Valor Pet já ajudou diversas empresas do mercado a alavancarem e se reestruturarem. O suporte de uma consultoria especializada permite mais segurança na estratégia.

Continue acompanhando os nossos conteúdos, e fique por dentro do Linkedin. Até o próximo artigo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *