Desafios de montar o primeiro negócio no mercado pet

Consultoria especializada em negócios pet

Desafios de montar o primeiro negócio no mercado pet

05/10/2021 Gestão Pet 0
desafios primeiro negocio mercad pet

Se você tem o desejo de empreender no mercado pet, o momento é agora. O Brasil está ocupando a 3ª posição no ranking internacional de maiores mercados para produtos destinados aos animais. Perdendo apenas para os Estados Unidos e China. Além disso, é o terceiro país com maior número de animais de estimação do mundo.

Montar o primeiro negócio é um grande passo de coragem. Para quem está abrindo uma empresa, cada dia é diferente do outro. Às vezes parece que tudo está dando certo, quando de repente a conta não fecha. O fornecedor atrasa, o colaborador não te respeita. Tudo fica uma bagunça. Essas dificuldades não estão apenas no mercado pet, elas fazem parte da vida de todo empreendedor.

Por isso, pensando em te ajudar, separamos os 5 maiores desafios ao abrir um negócio no mercado pet. Preste bastante atenção em cada um, e tente se identificar. Será libertador!

Inovação e criatividade

Quando uma área está em grande crescimento, é complicado não se deparar com a concorrência. Muitas vezes ela se torna desleal, cobrando um valor abaixo do mercado. Isso tudo faz com que a sua empresa não se destaque em meio aos gigantes.

E é nesse momento que entra a inovação. O mercado pet vem inovando diariamente em seus produtos! Com isso, a sua empresa não pode ficar de fora.

Invista em um setor de inovação, em uma equipe com esse perfil. Esteja sempre fazendo benchmarking, pesquisa de mercado e análise de concorrência. Não deixe a sua empresa seguir a manada. Revolucione o seu mercado!

Gestão de pessoas

Esse é um dos grandes desafios para o empreendedor. Gerir pessoas não é fácil, principalmente quando se está começando. O brasileiro possui um forte perfil centralizador. O famoso “eu empresa”. Ou seja, aquele que prefere fazer tudo sozinho, porque ninguém fará tão certo quanto ele. Se identifica?

A verdade é que nenhuma empresa funciona bem sem pessoas. Para o seu negócio do mercado pet funcionar, você precisa ter setores bem estabelecidos e as funções dos colaboradores bem definidas. Além disso, em algum momento você deverá desenvolver líderes.

Quem começa com essas noções, já está vários passos à frente da maioria. Não empreenda sem estudar gestão de pessoas. Fará toda diferença!

Organização Financeira

As finanças em si são muito complicadas, especialmente quando se tratam do setor pet.  Isso porque grande parte dessas empresas desenvolvem atividades mistas, ou seja, prestação de serviços associada à venda de produtos. Com isso, acabam agregando ainda mais complexidade à gestão financeira. Quando chega a crise, gerir as contas da empresa torna-se um desafio maior para os empresários. Aliás, 48% dos empreendedores afirmam que o custo de suas empresas é sempre superior ao das receitas.

Está começando a investir no mercado pet? Nunca, absolutamente nunca, misture o dinheiro da sua empresa com o da sua conta pessoal. Essa é uma regra extremamente importante para iniciar. Se for possível, conte com o auxílio de uma consultoria especializada.

Não podemos esquecer da importância do estudo de viabilidade financeira. Ele é excelente para dar suporte à tomada de decisões do seu negócio. A Valor Pet é responsável pelo desenvolvimento desse estudo. Não só isso, mas também elabora estratégias para definição de diferencial competitivo, modelagem do negócio e posicionamento no mercado.

Marketing e vendas

Essa é a parte mais aguardada pelos empresários. As vendas de produtos do mercado pet crescem rapidamente. Isso é uma ótima vantagem para o seu negócio. Porém, como a sua empresa se mostra ao público? Você possui um bom planejamento estratégico? Está investindo em Marketing Digital? Sua empresa está no Google?

Toda atenção é pouca para a área de marketing. Ela estará sempre unida ao comercial para agregar valor ao seu produto. Esse investimento é imprescindível. Ou seja, sempre reserve um valor para ações de marketing.

Burocracias

Quando o assunto é abertura de novos negócios, o Brasil é o país mais burocrático do mundo! Legalizar uma empresa em nosso país não é nada fácil. Isso acaba desanimando e assustando muitas pessoas que querem empreender. O maior obstáculo apontado pelos empreendedores está nos impostos.

Por isso, sempre comece com tudo da melhor forma possível. Não deixe para regularizar depois, porque em algum momento a cobrança virá. Isso pode te prejudicar demais!

Conclusão

Em síntese, abrir o primeiro negócio é uma mistura de emoções, conquistas e desafios. Se você desde o início estiver preparado para todos, pode acreditar que as coisas fluirão bem.

Já pensou em ter uma consultoria especializada em mercado pet para te dar suporte em todos esses setores? Nós, da Valor Pet, podemos te ajudar desde o começo dessa jornada!