Por que a Gestão de Processos é tão importante para o negócio?

Consultoria especializada em negócios pet

Por que a Gestão de Processos é tão importante para o negócio?

15/11/2021 Gestão Pet 0
gestão de processor - valor pet

Atualmente, ter uma empresa com boas práticas de Gestão de Processos é um grande potencial competitivo. Desde então, ela se tornou um pré-requisito para manter o negócio com boas avaliações.

À medida que uma empresa vai crescendo, o gestor não pode se acomodar. Quando isso acontece, ele se torna resistente às mudanças que precisam ser renovadas. Isso é muito comum em empresas familiares, com gestores conservadores.

Qualquer mudança na rotina operacional de um negócio precisa ser feita cautelosamente. Nesse sentido, entra a Gestão de Processos. Ela que guiará as suas novas ações, protocolando todas as etapas de uma operação.

 

O que é a Gestão de Processos?

Em primeiro lugar, a Gestão de Processos é uma forma de gerenciamento por meio do controle de processos. Ou seja, através de uma visão protocolada das rotinas organizacionais.

Sua função é equilibrar e promover o alto desempenho de todos os processos de uma organização. Além disso, promover uma boa interação entre eles, com o propósito de atingir com êxito os objetivos organizacionais.

Em outras palavras, a Gestão de Processos também pode ser conhecida como BPM (Business Process Management).

 

Por que a Gestão de Processos é tão importante?

Dentro de uma empresa, é essencial que todas as rotinas operacionais sejam bem estabelecidas. Isso permite que as decisões sejam tomadas com mais clareza e rapidez. Ademais, a Gestão de Processos reduz custos, automatiza os processos e aumenta a satisfação dos clientes. 

Quem não gosta de se deparar com um negócio organizado e que está sempre disposto a gerar soluções? Certamente, faz toda diferença para o público externo e interno.

Nesse sentido, podemos identificar diversos benefícios que o BPM proporciona para uma organização. Confira a seguir alguns deles:

  •       Melhor comunicação entre os colaboradores e clientes

Durante a implementação da Gestão de Processos, um dos primeiros benefícios a ser notado é a melhoria na comunicação. Quando a empresa define as rotinas operacionais de forma padronizada, todos os colaboradores irão segui-las da mesma maneira.

Dessa forma, o mesmo padrão de excelência se manterá em todas as unidades do negócio. Como resultado, o cliente será beneficiado com um atendimento padronizado!

Ademais, a Gestão de Processos permite que cada colaborador saiba com propriedade o seu papel dentro da empresa. Ele não se sentirá perdido em meio às atividades do dia a dia. Caso sinta dúvida, poderá contar com a equipe, pois todos saberão os processos a serem seguidos naquela atividade.

  •       Redução de retrabalhos

Na mesma linha do benefício anterior, podemos contar com a redução do retrabalho. A Gestão de Processos permite que todos os processos sejam vistos de ponta a ponta. Assim, é possível rastrear todos os passos a serem seguidos durante a atividade, reduzindo as chances de erros.

O ganho para a empresa é enorme, pois as entregas são mais rápidas e o resultado otimizado.

  •       Melhorias e otimizações

Em terceiro lugar, temos as melhorias e otimizações. Quando trabalhamos com processos, temos que pensá-los de forma contínua, a longo prazo. Como eles funcionarão em alguns meses? Ainda serão sustentáveis?

Dessa forma, é possível conhecer melhor o seu negócio e a produtividade da sua equipe.  O foco deve sempre estar na melhoria da operação e na execução das atividades. Também não podemos esquecer de aprimorar a entrega e atendimento ao público final.

 

Como aplicar a Gestão de Processos no mercado pet?

O mercado pet vem crescendo aceleradamente, e a Gestão de Processos é essencial para uma boa performance. Para aplicá-la em sua empresa, é necessário um mapeamento de todos os seus setores. Posteriormente, os processos deverão ser criados a partir da sua cultura empresarial.

Nós, da Valor Pet, somos especializados em Gestão de Processos para o mercado pet. Podemos ajudar o seu negócio, de forma personalizada, a definir todos os passos das operações.

 

Conclusão

Para concluir, não restam dúvidas de que a Gestão de Processos é imprescindível para a sua empresa! Ela te ajudará a conhecer melhor o seu negócio, melhorar a comunicação e focar em uma entrega de excelência.

É extremamente importante que um empresário sempre busque melhorias em seu setor. Estamos sempre atualizando o nosso blog com dicas de empreendedorismo. Também não deixe de conferir o Linkedin da Valor Pet para o seu aperfeiçoamento.

Gostou da leitura? Esperamos você em nosso próximo artigo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *