Qual Cultura Organizacional se aplica ao seu negócio?

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Qual Cultura Organizacional se aplica ao seu negócio?

07/02/2022 Gestão Pet 0
Cultura Organizacional

Em primeiro lugar, você já ouviu falar em Cultura Organizacional? Esse termo bem conhecido na Administração de Empresas é assunto obrigatório para os empreendedores. É através dele que os valores da empresa são reforçados diariamente. Assim, hábitos, práticas, comportamentos e princípios definirão a forma que a organização conduzirá esse negócio.

Com o crescimento acelerado do mercado pet, ter uma Cultura Organizacional bem definida promove alta performance à empresa. Porém, atenção! Algumas culturas precisam de cautela, pois podem atrapalhar no bem-estar dos colaboradores.

Este assunto ganhou visibilidade na metade do século XX, quando o filósofo Charles Handy definiu o que é Cultura Organizacional. Nesse sentido, ele delimitou quatro categorias para o tema. Então, se você deseja conhecê-las para saber qual se aplica ao seu negócio, prossiga no artigo. Boa leitura!

 

Cultura Organizacional do Poder

A Cultura Organizacional do Poder é muito presente em empresas menores. Ela é conhecida por concentrar a liderança em apenas uma pessoa, o que influencia diretamente em toda a organização. Normalmente, esse tipo de negócio é bem centralizado, o que acaba afetando a qualidade de vida do colaborador.

As empresas que possuem essa cultura focam completamente nos resultados, existindo poucos processos e flexibilidade.  Além disso, as regras são ditadas por quem possui o poder de decisão. Então, se ele precisa se ausentar por algum motivo o trabalho fica estagnado.

Frequentemente, ocorrem muitos conflitos e falhas na comunicação. Então, não aconselhamos que o seu pet shop siga essa cultura. Ela é arcaica e gera problemas para a organização.

 

Cultura Organizacional de Papéis

Sabe aquela empresa que é completamente setorizada, regrada e inflexível? Então, provavelmente ela possui a Cultura Organizacional de Papéis. Nesse tipo de organização, o poder é determinado pela posição do indivíduo na estrutura organizacional. O fator majoritário nessa cultura são as regras, processos, cargos e funções bem definidas. Isso é bom por um lado, porém gera inflexibilidade na execução de algumas tarefas. Além disso, cada colaborador desempenha exatamente o que lhe foi atribuído. Então, os profissionais tendem a ser mais acomodados e a se preocuparem menos com o seu crescimento dentro da organização.

Infelizmente, os colaboradores não possuem tanto espaço de fala e sugestões. Por receio de erros e falhas, os processos se tornam completamente inflexíveis.

 

Cultura Organizacional de Pessoas

Essa Cultura Organizacional prioriza completamente o bem-estar dos colaboradores. Ou seja, trabalho em equipe, brainstorming, gestão de talentos e carreiras são muito valorizados. O funcionário é estimulado a ser proativo e autogerenciado. Além disso, há grande incentivo na formação de líderes. Muitas dessas empresas optam por uma estrutura horizontal, ou seja, sem hierarquias. Normalmente, há espaços e dias para interação, como games e dinâmicas.

Se você deseja que o seu negócio pet seja humanizado, com colaboradores motivados e empenhados, escolha essa opção!

 

Cultura Organizacional de Tarefas

O objetivo dessa Cultura Organizacional é fazer com que colaboradores específicos realizem atividades-chave que agreguem conhecimento à organização. A equipe estará sempre pronta para resolver problemas e imprevistos. 

Além disso, os funcionários podem contar com liberdade e motivação no trabalho. Na Cultura de Tarefas, a criatividade é altamente valorizada e, em alguns casos, até mais importante do que as regras. Isso porque o resultado sempre será o mais importante.

 

Conclusão

Definitivamente, a Cultura Organizacional define muitos aspectos de uma empresa. Ela é responsável por cada colaborador, sua conduta e valores. Então, antes de qualquer coisa, é necessário definir qual será a da sua empresa.

A Valor Pet Consultoria, já orientou diversos empresários a definirem a Cultura Organizacional de suas empresas. Isso envolve planejamento e estratégia, pois é uma decisão de extremo valor.

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